Amar uma pessoa, namorar, dividir a vida, é uma experiência muito gostosa, que dá mais cor a nossa vida, mas para que seja saudável, nós precisamos antes de mais nada, estar preparados para viver esta experiência, e este preparo é individual. Quando você se conhece, sabe o que quer e principalmente o que não quer para sua vida, fica mais fácil estabelecer um relacionamento saudável. A proposta de hoje é falar sobre como nos valorizar num relacionamento.

Primeiramente, é importante você se conhecer, saber o que te deixa triste, o que te magoa, o que te agride, ofende, inferioriza, assim como, você precisa se conhecer para saber o que lhe faz bem, agrada, te traz paz e lhe tranquiliza num relacionamento.
É provável que, quem não consegue ter uma compreensão de si mesmo tem mais chance de viver relações desiguais, tóxicas, abusivas, que causam dor e sofrimento, pois a pessoa não consegue se dar conta dos abusos que pode estar sofrendo. Entenda, você não pode aceitar como normal ser tratado de qualquer maneira, com desrespeito, humilhação e menosprezo.
Acima de tudo, a pessoa deve se amar, se respeitar, reconhecer o seu valor, as suas qualidades, tenha noção do que precisa melhorar em você e sinta orgulho da pessoa que está se construindo. A pessoa que consegue trabalhar seu amor próprio e sua autoestima, dificilmente vai aceitar um parceiro que maltrate, humilhe, desqualifique. Se você se trata bem, se ama, se valoriza, se respeita, se conhece, não aceitará viver com alguém que lhe cause sofrimento, que faz chantagem emocional, que maltrate seus sentimentos, que te faz sentir a louca da situação. Quando a pessoa se gosta e sabe o valor que tem não se sujeita a situação de desrespeito.

Precisamos buscar crescer, evoluir, aprender a estabelecer limites no relacionamento para que ambos saibam até onde podem ir. É muito comum as pessoas fingirem que está tudo bem, por medo de perder, mas no fundo está doendo, machucando, magoando, a relação está doente.
Busque sempre falar o que não gosta para que aquilo não se repita, más ações na vida a dois, desgasta o relacionamento e fere sentimentos. Uma relação saudável é construída no respeito, autonomia, atenção, cuidado, afeto, compreensão e liberdade em doses equilibradas, estimulando a capacidade de amar e se sentir amado. E uma dica muito importante, saiba a hora de sair de um relacionamento. Se não está feliz, não sente prazer de estar ao lado da pessoa, já não constroem e sonham juntos, vive magoada, decepcionada, tensa, nervosa, deprimida ou não sente mais que está sendo correspondida nos seus sentimentos, quem sabe seja o momento de ficar só.

Valorize-se, pode parecer clichê, mas para se relacionar você precisa aprender a se amar antes de amar a outra pessoa. Somos seres que buscamos ser amados, respeitados e retribuídos no amor.
Se preserve, não se desgaste, faça boas escolhas para sua vida.
Por Franciane Fioatto Schuster





















































