Sertão: Incidentes com veículos que fazem o transporte de alunos no interior do município tem deixado pais de alunos preocupados

Picture of Diego Camargo

Diego Camargo

Alguns acontecimentos envolvendo os veículos utilizados para o transporte escolar no interior do município de Sertão, tem sido motivo de preocupação para os pais dos alunos. Fatos como um tombamento ocorrido por uma falha mecânica, em dezembro de 2022, no interior do município, quando os alunos estavam indo para a escola e uma roda dianteira de outro ônibus caiu, enquanto ele estava em movimento.

No dia 12 de abril deste ano, um vazamento de óleo diesel, por decorrência de uma mangueira que furou também foi registrado, na ocasião, o condutor percebeu o vazamento por que o combustível acabou e o veículo parou de andar.

Foto tirada na última terça-feira, 25, após o incidente.

Na última terça-feira, 25, novamente um incidente deixou os pais preocupados, duas rodas traseiras de um dos ônibus caíram, enquanto crianças estavam a bordo, indo para a escola. O fato ocorreu na comunidade de São Pedro, interior do município. Diversos áudios e várias fotos foram encaminhadas para o departamento de jornalismo do Portal Tchê, onde pais preocupados com a segurança de seus filhos, pedem ajuda, para que alguém resolva esse problema.

Fotos enviadas pela mãe de uma criança.

“O ônibus tem até goteira, a porta, que não fecha direito e as janelas do veículo abrem sozinhas com a trepidação além do veículo ser sujo, por dentro e por fora”. Alguns cintos de segurança não estão funcionando corretamente, ressalta a mãe de um aluno.

Uma aluna de 10 anos, fez um relato sobre o momento em que as rodas caíram, na tarde desta terça feira. Segundo a criança, o ônibus estava descendo uma ladeira, quando fez alguns barulhos, e ela viu pela janela uma das rodas andando em paralelo com o veículo, momento em que o motorista parou, e a outra roda caiu.

Em março, aconteceu uma audiência, com a presença de um promotor de justiça e do prefeito do município, Edson Luiz Rossatto (MDB), onde ele teria se comprometido a fiscalizar e resolver a situação do transporte escolar em 15 dias.

A equipe de reportagem do Portal Tchê, entrou em contato, via telefone, com o prefeito Edson, que disse que o problema do transporte escolar está solucionado, que está tudo dentro da lei conforme o ministério público havia solicitado bem como a documentação dos veículos e dos motoristas estão de acordo. Ainda conforme o prefeito Edson, nenhuma empresa se interessou em participar da licitação, fazendo com que eles procurassem a empresa atual para realizar o transporte dos alunos.

Foto enviada pelo proprietário da empresa que transporta os alunos.

Segundo o proprietário da empresa terceirizada que realiza o transporte das crianças, os ônibus utilizados estão dentro do que pede na licitação, além de manter a manutenção dos veículos em dia. Ainda, ressalta que todos os laudos do IMETRO e Detran estão vigentes. A respeito do incidente ocorrido na última terça feira, o proprietário da empresa informou que foi um fato isolado, pois o veículo havia passado por manutenção, justamente na roda que caiu. Afirmou ainda, que a rota é de 120 km de estrada de chão, a estrada não é das melhores e isso faz com que o ônibus não esteja sempre limpo e que os próprios alunos consomem refrigerantes e salgadinhos e jogam pelo veículo. Sobre o cinto de segurança, ele afirma que os alunos não colocam o cinto e que tenta manter o equipamento em pleno funcionamento.

É importante que os pais dos alunos continuem denunciando os problemas relacionados com o transporte escolar e exigindo medidas para garantir a segurança de seus filhos. A segurança no transporte escolar é um direito de todos.

Texto Diego Camargo/Portal Tchê