Search
Close this search box.

Roteiro de Turismo Rural teve visita piloto no último sábado (17/02)

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519428411714{margin-left: 15px !important;}”]GETÚLIO VARGAS: FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO

O roteiro que está sendo formatado em Getúlio Vargas teve passeio teste no último sábado (17/02), formado pelo Núcleo de Agroturismo da ACCIAS, em parceria da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas e Emater/Ascar, a visita piloto ao Roteiro de turismo rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição, que foi proporcionada a convidados e demais envolvidos na construção do projeto, teve muita animação, cultura, conhecimento, fé e gastronomia. O passeio teve início na Igreja Matriz Imaculada Conceição, onde o grupo foi recepcionado pelos integrantes do Núcleo, após o Padre Augustinho, pároco da Paróquia, deu as boas-vindas aos visitantes. Representantes da BRASPOL falaram da importância que o Padre Cônego Stanislau Olejnik teve e tem para a religiosidade do município e encerrando a visita ao local, com a fala de Neivo Fabris, responsável pelo Instituto Histórico e Geográfico do município, Fabris falou da história da igreja e dos principais padres que passaram por ela e deixaram seus legados para a fé do povo getuliense.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”4683,4682,4681″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519428483398{margin-left: 15px !important;}”]Seguindo o passeio, o grupo visitou a COPERMATE, foram recebidos pela presidência da cooperativa e funcionários da ervateira, Valdir Fracaro, que explanou um pouco da história de construção do espaço, além dos benefícios que a erva mate traz para a saúde. Os visitantes também puderam conhecer uma plantação de erva mate, o processo de colheita, além do processamento de fabricação até sua embalagem, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer na fábrica.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”4673,4674,4675″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519428538376{margin-left: 15px !important;}”]Dando continuidade, visitou-se no Km 13 a Agroindústria da Lucy, sendo recebidos pelo casal Lucimar e Airton Vitalli, o grupo pode conhecer e entender um pouco do processo de produção da Agroindústria, além de colocar a mão na massa, em uma oficina de bolachas, que os proprietários ofereceram aos visitantes. Após, todos degustaram as delícias feitas na agroindústria, até mesmo as bolachas que eles mesmo ajudaram a produzir.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”4670,4679,4680″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519428602100{margin-left: 15px !important;}”]No Distrito do Rio Toldo deu-se continuidade ao roteiro, visitando o Recanto Campeiro. A turma foi recebida com muita animação e música gaúcha pelo gaiteiro mirim Murilo Dassi, as boas vindas ficam por conta do proprietário do recanto, seu Wilson Loch, que levou o grupo para conhecer o museu de objetos antigos, além de oferecer um delicioso almoço, acompanhado de muita alegria e descontração, após o almoço os visitantes puderam fazer passeios a cavalo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”4678,4677,4676″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519428659638{margin-left: 15px !important;}”]Voltando para a área urbana do município, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a Casa do Mel, no Distrito Industrial São Cristóvão. Lá, foram recepcionados pelo Presidente da Associação dos Apicultores, Gilmar Centenaro e o casal de apicultores Vilson e Ironilde Viana. No local os visitantes puderam acompanhar o processo de embalagem do mel em saches, além de degustar diversos produtos feitos através do produto.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”4671,4672″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519431199622{margin-left: 15px !important;}”]Em seguida a visita foi no Distrito de Souza Ramos, no Recanto do Rio Formiga, o grupo foi alegremente recebido com música e muita animação pelos proprietários Maria Helena e Ivo Zambam, os visitantes puderam apreciar a natureza existente no local, respirar ar puro e degustar produtos feitos à base do peixe, sendo a piscicultura uma das fontes de renda da família.

Encerrando o roteiro na Comunidade de São Pedro, a recepção foi na Casa Nostra, pelo simpático casal Ivanir e Dionísio Morillos. No local a proprietária fez um trabalho através da espiritualidade e da fé, onde todos puderam descartar simbolicamente de suas vidas as coisas ruins e toda negatividade. O encerramento do passeio foi com o Chá da tarde.

Fizeram parte deste passeio, além dos nucleados as seguintes representatividades: Prefeitura Municipal, Escritório da EMATER/ASCAR municipal e regional, coordenação da governança de turismo da região Termas e Lagos, Câmara de Turismo, ACCIAS, CDL, SENAC Erechim e Sicredi.

A inauguração oficial do Roteiro “Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição” acontecerá em 2018, após a inauguração os Nucleados estarão fazendo agendamentos para receber grupos de visitantes.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]