A Polícia Civil, através da Delegacia de Água Doce, deflagrou uma Operação Policial nas cidades de Chapecó, Carazinho e Santa Rosa, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra suspeitos associados a uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra proprietários de caminhões e máquinas agrícolas que anunciavam seus bens à venda pela internet.
Conforme as investigações, os golpistas utilizavam falsos comprovantes de pagamento para enganar as vítimas, que entregavam os bens aos criminosos. Estes, por sua vez, os destinavam a outro suspeito responsável pela receptação e venda. Um detento do sistema carcerário do Rio Grande do Sul é apontado como um dos suspeitos envolvidos.
Na primeira fase da investigação, ocorrida em agosto de 2023, dois homens foram detidos em Carazinho, suspeitos de apropriar-se de um caminhão pertencente a uma vítima residente em Água Doce, utilizando o mesmo golpe. Após meses de trabalho intensivo, a Delegacia de Polícia de Água Doce identificou elementos indicativos da atuação de um grupo organizado especializado nesse tipo de crime, com funções específicas para cada integrante.
Com base nas evidências coletadas, a Autoridade Policial solicitou a prisão preventiva de três suspeitos associados à mencionada organização criminosa, bem como mandados de busca e apreensão em suas residências. Após parecer favorável do Ministério Público, o Juízo Criminal de Joaçaba concedeu os pedidos, resultando no cumprimento dos mandados na manhã de ontem, nas cidades de Chapecó, Carazinho e Santa Rosa.
Em Chapecó, um dos suspeitos foi detido em flagrante por posse irregular de munição. A Operação Policial contou com o apoio da Polícia Civil de Chapecó/SC, assim como das Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Carazinho/RS e Santa Rosa/RS.
Informações Atual FM