Polícia Ambiental constata transporte e depósito irregular de madeira em Água Santa

Picture of Taiana Camargo

Taiana Camargo

A Brigada Militar, por meio da 2ª Companhia Ambiental (Patram), realizou uma ação de fiscalização em uma madeireira no município de Água Santa, constatando o depósito e transporte irregular de madeira nativa.

A operação deu continuidade às inspeções iniciadas no dia 03 de outubro, com o apoio de policiais ambientais de Lagoa Vermelha e São José do Ouro, após denúncias apontarem possíveis irregularidades envolvendo madeira de origem nativa.

Durante a vistoria, foi realizado o levantamento dendrométrico e o cálculo do volume total de madeira no pátio da empresa. Os policiais identificaram 115 toras de pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), totalizando 61,02 metros cúbicos de madeira sem documentação legal. Todo o material foi apreendido, e foi lavrado Termo Circunstanciado ao responsável, pelos crimes ambientais previstos nos artigos 46 e 60 da Lei 9.605/98.

A Patram reforça que o pinheiro-brasileiro é uma espécie sob especial proteção, e destaca a importância da colaboração da população por meio de denúncias detalhadas e verdadeiras, com informações como local, data, horário, envolvidos e, se possível, registros em fotos ou vídeos. Essas informações contribuem para uma fiscalização mais eficiente e para a proteção do meio ambiente.

 

Fonte Lagoa FM