Search
Close this search box.

Polícia alerta sobre nova modalidade de golpe envolvendo o PIX

Diego Camargo

Diego Camargo

A Polícia Civil de Panambi informou a comunidade sobre a prática de uma nova modalidade de golpe praticado por estelionatários, utilizando uma nova ferramenta bancária – o PIX. De acordo com Gustavo Fleury, titular da Delegacia de Polícia do município, a fraude ideológica já causou danos a algumas vítimas da cidade, através de ameaça de cancelamento de contas. Como o novo sistema permite transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, os estelionatários conseguem sacar ou movimentar o dinheiro rapidamente, reduzindo o tempo da vítima para perceber o golpe e solicitar o cancelamento ou a restituição da operação.

Conforme o Delegado, o golpe consiste em um contato do falsário com a vítima se passando por um funcionário do banco ou empresa com a qual a vítima tem relacionamento. O criminoso oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave PIX, ou diz que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar o cadastro (geralmente, através da ida da vítima até um caixa eletrônico). Neste momento, a vítima é induzida a fazer uma transferência. Conforme Fleury, somente nas últimas semanas, 04 vítimas registraram ocorrências relacionadas ao mesmo tipo de golpe, o que gerou o alerta, visando evitar novas tentativas e ainda, danos maiores a comunidade.

A Polícia Civil alerta para a prática criminosa e comunica que dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras, e que funcionários de bancos não ligam aos clientes para fazer testes com o PIX. Ainda, que o PIX é uma ferramenta opcional de pagamentos e transações bancárias, não sendo obrigatória e não gerando qualquer impedimento ou bloqueio de contas e valores pessoais. Na dúvida, sempre procure seu banco para obter esclarecimentos, ou, em casos mais extremos, a Polícia Civil e a Brigada Militar.

Fontes: A Notícia do Vale e Panambi News