Search
Close this search box.

PATRAM de São Borja realiza resgate de Jacaré-de-papo-amarelo

Taiana Camargo

Taiana Camargo

Hoje, quarta-feira, 20, a PATRAM de São Borja atendeu a uma solicitação da Sala de Operações do 2º BPAF para resgatar um jacaré-de-papo-amarelo, da espécie Caiman latirostris, que foi avistado por caminhoneiros nas margens da BR-285, próximo ao acesso à Ponte Internacional da Integração.

A ROCAM do 2º BPAF coordenou o trânsito para garantir a segurança no resgate do réptil, que foi posteriormente encaminhado para atendimento veterinário. Após receber tratamento e passar por procedimento para remover alguns espinhos, possivelmente de ouriços, o jacaré foi considerado apto para retornar ao seu habitat natural e foi reintegrado.



É importante ressaltar que os jacarés-de-papo-amarelo estão na lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA, principalmente devido à destruição de seus habitats e à poluição dos rios. Além de sua importância ecológica, eles desempenham um papel fundamental no controle biológico de outras espécies, alimentando-se dos animais mais fracos e idosos, e suas fezes servem como alimento para peixes e outros seres aquáticos.

É fundamental entender que o resgate de animais silvestres deve ser realizado por profissionais treinados e equipados adequadamente. Caso encontre um animal silvestre em situação de perigo, entre em contato com a Brigada Militar ou o Corpo de Bombeiros.

O Comando Ambiental é o setor responsável dentro da Brigada Militar para lidar com questões relacionadas ao meio ambiente.

 

Informações 3°Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Search
Close this search box.