A tensão continua no interior do município de Erebango, onde indígenas do povo Kaingang ocuparam uma propriedade rural na localidade do Ventarra na última segunda-feira, 21 de julho. Na tarde desta terça-feira (22), o repórter Diego Camargo, do Portal Tchê, esteve no local e conversou com a cacica Toguila Braga, uma das líderes do movimento.
Cacica Toguila Braga – Foto Diego Camargo/Portal Tchê
Segundo Toguila, a área ocupada pertence historicamente ao povo Kaingang e o grupo permanecerá no local até que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais órgãos competentes regularizem a situação da terra. Ela afirma que a ocupação acontece de forma pacífica e já conta com a presença de aproximadamente 130 famílias indígenas.
Apesar da declaração de tranquilidade por parte da liderança, o clima na região é de tensão. De acordo com informações, a Brigada Militar foi acionada nesta terça-feira após denúncias de disparos de arma de fogo e ameaças envolvendo moradores da área e indígenas e agricultores. As circunstâncias dos disparos ainda estão sendo apuradas.
Agricultores locais, já iniciaram movimentações e buscam a reintegração de posse da área ocupada.
Reportagem e fotos Diego Camargo/Portal Tchê