Search
Close this search box.

II Seminário Regional de Saúde Mental do Hospital São José em Sertão: Confira a programação

Taiana Camargo

Taiana Camargo

O Hospital São José em Sertão, é uma instituição filantrópica, atualmente tem 39 leitos clínicos e 11 leitos psiquiátricos, sendo referência em saúde mental para 65 municípios da região do alto Uruguai.

A ala de saúde mental é composta por uma equipe multiprofissional:  Psiquiatra, médico clínico com especialização em saúde mental, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicóloga, arteterapeuta, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. Essa equipe é especifica para trabalhar na ala de saúde mental. Com a finalidade de melhorar o atendimento prestado aos pacientes atendidos pela referida ala, a equipe multiprofissional tem formação a cada quinze dias, onde são abordados e estudados temas e métodos de trabalho focados nas práticas e rotinas do dia-dia.

Devido ao acréscimo da demanda e das patologias relacionadas a saúde mental, o seminário foi criado com o objetivo principal de nortear reflexões e proposições sobre as demandas regionais, especialmente sobre a rede de cuidado em saúde mental, a organização dos serviços, o cuidado humanizado dentre outros assuntos pertinentes.

A primeira edição do seminário, realizado em janeiro 2023 contou com a participação de profissionais da saúde de 16 municípios da região, portanto para a segunda edição esperamos uma participação ainda maior. Acreditamos que essa troca de experiências e conhecimentos entre os participantes enriqueça o trabalho diário de cada um. Fica a certeza de que o II Seminário Regional de Saúde Mental do Hospital São José, irá contribuir ainda mais para um novo olhar sobre a saúde mental.