Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira, 23, deixou quatro mortos na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, reconhecido internacionalmente pelo conceito das cidades-esponja, voltadas para absorver grandes volumes de água em áreas urbanas.
A aeronave de pequeno porte caiu na Fazenda Barra Mansa, conhecida por ter sido cenário da novela Pantanal, da TV Globo. As causas do acidente ainda estão sob investigação.
Além de Kongjian Yu, morreram no acidente o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, e os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Reconhecimento internacional
Professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo, Kongjian Yu também atuava como consultor do governo chinês. Seu conceito de cidades-esponja foi implementado em mais de 70 municípios ao redor do planeta.
Ele estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e tinha programada uma visita ao Pantanal Sul-mato-grossense.
Carreira no audiovisual
Entre as vítimas, Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz se destacava pela produção de documentários e séries de não ficção. Foi diretor da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional, e de To Win or To Win. Já Rubens Crispim Jr. era diretor de fotografia e atuava em projetos audiovisuais de grande alcance.
As autoridades continuam apurando as circunstâncias do acidente.
Fonte Agora No Vale