Hospital São Roque completa 100 anos neste sábado dia 18 de janeiro de 2025.
Na sexta-feira, 17, será realizado uma missa para celebrar em oração o centenário da entidade, às 18h na Capela do Hospital São Roque.
O Hospital São Roque, Sociedade Civil Beneficente e Filantrópica se mantém com os recursos que arrecada com a prestação de seus serviços. Mantém a disposição do SUS-Sistema Único de Saúde, mais de 60% de sua capacidade instalada.
Por conta deste comprometimento de assistência aos pacientes do SUS, o Hospital possui o Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos-CEFF, concedido pelo CNAS-Conselho Nacional de Assistência Social. É um Hospital micro regional que atende uma microrregião composta por 5 (cinco) municípios e mantém convênios com mais 20 munícipios que formam a Região de saúde 16, composta por 32 municípios e aproximadamente 240.000 habitantes, pertencentes a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. Na busca da constante adequação da assistência prestada a todos os seus pacientes, o Hospital São Roque tem procurado alternativas para o aprimoramento, ampliação e a viabilização de suas atividades, desenvolvendo um preponderante papel social à comunidade regional.
A instituição assume, perante a sociedade, sua parcela de responsabilidade com o objetivo de prevenir e melhorar as condições de saúde da população. Propõe um trabalho em equipe, onde os objetivos são comuns e são visadas metas que qualifiquem cada vez mais a imagem da Instituição.
Fundado em 18 de janeiro de 1925 conforme registros existentes. Entretanto, pelo que se depreende do conteúdo dos livros de atas, o hospital já existia anteriormente, talvez sem a necessária regularização, o que veio a acontecer na data oficial de sua fundação, quando houve a eleição de uma Diretoria. Nessa época, o povoado onde se encontrava instalado o Hospital denominava-se Erechim. Está instalado em terreno de 10.000 m², com área construída de 4.000 m², em três pavimentos.
É composto por sócios, divididos em três categorias: remidos, benfeitores e honorários.
Administrado por uma Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal, todos exercendo seus mandatos gratuitamente, sem qualquer remuneração.
Atende pacientes particulares e conveniados. Oferece atendimento de urgência e emergência, através do serviço de Pronto Atendimento 24 horas.
É Hospital de referência microrregional para pequena e média complexidade, com abrangência sobre Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto.
Dispõe de 85 leitos, sendo 51 destinados a pacientes do SUS, com o qual também está contratualizado. Participa do Programa Assistir do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, possuindo Ambulatório de Cirurgia Geral e Urologia.
O Corpo Clínico é composto por 26 médicos e 16 especialidades médicas, atendendo nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Coloproctologia, Ortopedia, Traumatologia, Oftalmologia, Anestesiologia, Urologia, Cirurgias bucomaxilofaciais, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Dermatologia, Otorrinolaringoscopia. Entre os serviços disponíveis estão Laboratório, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Sala de Recuperação, Berçário Neonatal, Agência Transfusional, Radiologia, Ultrassonografia Ecodopller, Mamografia e Serviço de fisioterapia.
A área de Enfermagem conta com 7 Enfermeiras, além de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, totalizando 52 profissionais. Dispõe ainda, de Farmacêuticos, Psicólogas, Nutricionistas e Assistente Social. Completam o quadro funcionários das áreas de Nutrição, Sanificação, Lavanderia e Administração, totalizando 134 colaboradores.
Hospital São Roque, Sociedade Civil, Beneficente e Filantrópica de Direito Privado; que presta atendimento para o SUS e convênios de:
Unimed, Ipe, Caci, Copus saúde, Particular, e outros.
Mantemos 85 leitos totais, sendo subdividido em:
Ala Psiquiátrica, Clínica médica, Clínica cirúrgica, Clínica obstétrica, Clínica pediatrica, Oftalmologia, Pronto Socorro (pronto atendimento).
Durante a pandemia a instituição tinha a área covid, iniciando com 17 leitos, e aumentado para 50% a mais de leitos sendo que estes não foram ocupados. O Hospital possui suporte para manter pacientes no respirador, até conseguir leito de UTI para transferi-los. As transferências pelo SUS também são realizadas via GERINT Programa de Gerenciamento de leitos do Estado do Rio Grande do Sul.
Diretoria 2024-2027:
Presidente – Sr. Clóvis Dall´Agnol
1º Vice Presidente – Sr. Sidnie da Silva
2º Vice Presidente – Sr. Carlos Alberto Bonfiglio
1º Secretário – Sr. Julio Cesar Botolli
2º Secretário – Sr. Ademir Luiz Bernardon
1º Tesoureiro – Sr. Nilvo Valdir Fritsch
2º Vice Tesoureiro – Sr. Joviano Antonio Roncalio
Conselho Fiscal: Sr. Pedro Paulo Prezzotto, Sr. Flávio Carlos Barro, Denilson Kiel
Suplentes do Conselho Fiscal: Sr. Valdir Antônio Zorzetto, Sr. Arlei José Karpinski, Dionísio Morillos
Diretor Operacional: Claudio Santolin
Fonte Hospital São Roque
Foto Destaque Arquivo Diego Camargo – Portal Tchê