Getúlio Vargas valoriza talentos locais com a 5ª edição do programa Fazendo Cultura

Picture of Taiana Camargo

Taiana Camargo

O Governo de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Conselho Municipal de Política Cultural, divulgou nesta quarta-feira (30) o resultado final do edital da 5ª edição do programa Fazendo Cultura em Getúlio Vargas. A iniciativa municipal tem como propósito reconhecer, valorizar e fortalecer ações culturais de artistas, grupos e instituições locais por meio de premiação em dinheiro.

Nesta edição, foram inscritos nove projetos — sete de pessoas jurídicas e dois de pessoas físicas. Após análise e avaliação técnica, foram contempladas quatro propostas que se destacaram por sua relevância cultural, impacto social e viabilidade de execução:

1º lugar Pessoa Jurídica – Abará Capoeira
2º lugar Pessoa Jurídica – Instituto Dalla Corte
3º lugar Pessoa Jurídica – Associação Cultural e Esportiva Getuliense de Karatê Do
1º lugar Pessoa Física – Jussarina Almeida Oleksinski

Os representantes dos projetos contemplados foram recebidos no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, em um encontro simbólico de reconhecimento, valorização e incentivo à cultura local. Também participaram a responsável pelo Setor de Cultura da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, Maria Lurdes Scolari; e o coordenador pedagógico, David Zanoni.

Durante o encontro, integrantes do grupo Abará Capoeira realizaram uma breve apresentação, demonstrando na prática a força da arte, do movimento e da cultura popular brasileira.

RECONHECIMENTO E ESTÍMULO À CULTURA LOCAL
Durante o encontro de divulgação do resultado, a responsável pelo setor de cultura, Maria Lurdes Scolari, ressaltou o papel transformador da cultura e a importância do programa para o fortalecimento das expressões artísticas locais: “O Fazendo Cultura é um instrumento de valorização, inclusão e construção de identidade. Fomenta talentos e
impulsiona projetos que muitas vezes não teriam condições de acontecer sem apoio público. Estamos felizes com a diversidade de propostas e com a qualidade dos projetos apresentados. É gratificante ver a cultura florescendo em Getúlio Vargas.”

O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, parabenizou os contemplados da 5ª edição do programa Fazendo Cultura durante o encontro realizado no Gabinete nesta quarta-feira. Ao final da reunião, destacou a importância do trabalho dos fazedores de cultura no fortalecimento da identidade local:

“Quero parabenizar cada um dos contemplados. Vocês mostram, com seus projetos, o quanto a cultura é viva, necessária e transformadora. A Prefeitura se orgulha em apoiar essas iniciativas que promovem inclusão, criatividade e pertencimento. Sigam firmes nos seus propósitos — nós estaremos sempre ao lado de quem faz a diferença por meio da cultura.”

Durante o encontro, uma parte do Abará Capoeira fez uma breve apresentação.

O Fazendo Cultura é uma política pública que avança em cada edição, estimulando a produção artística e criando oportunidades para que ideias saiam do papel e alcancem a comunidade.

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Getúlio Vargas