Getúlio Vargas realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira

Picture of Taiana Camargo

Taiana Camargo

Evento marca os 20 anos do SUAS e propõe debate coletivo sobre avanços, desafios e futuro da política de assistência social.

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promove nesta terça-feira, 22 de julho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece das 7h30 às 17h, no Centro de Convivência do Idoso – Natalício José Botolli, reunindo representantes do poder público, entidades, profissionais da área e a comunidade em geral.

Com o tema nacional “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência tem o objetivo de ouvir a população, avaliar os avanços e propor caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, no Estado e no País.

CONSTRUÇÃO COLETIVA E PARTICIPAÇÃO POPULAR
A conferência é um importante espaço de participação social. É a oportunidade para que usuários, trabalhadores e gestores da assistência social contribuam com ideias e propostas que visam qualificar os serviços e garantir os direitos de quem mais precisa.

Durante o dia, os participantes serão divididos em grupos para discutir os cinco eixos propostos nacionalmente:

1. Universalização do acesso com equidade e respeito às diversidades;
2. Aperfeiçoamento do SUAS com inovação e valorização profissional;
3. Integração de benefícios e serviços com foco na proteção social e segurança de renda;
4. Gestão democrática com transparência e participação popular;
5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

PALESTRANTES CONVIDADAS
A programação contará com palestra central das profissionais convidadas: a psicóloga Aline Bonez e a assistente social Tatiane Laís Uecker, que abordarão os princípios do SUAS, os desafios atuais da rede de proteção social e a importância da resistência das políticas públicas diante de cenários de crise e retrocesso.

PROGRAMAÇÃO AO LONGO DO DIA
A Conferência inicia com o credenciamento às 7h30 e segue com a solenidade de abertura, palestra, debates em grupos, plenária de votação das propostas e eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual. Um momento cultural também está previsto na parte da tarde.

O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, destaca a importância do evento. “Celebrar os 20 anos do SUAS é reafirmar nosso compromisso com uma assistência social pública, gratuita, de qualidade e acessível a todos que dela necessitam. Convidamos toda a população a participar e construir conosco esse novo ciclo de políticas
públicas.”

O evento é aberto à comunidade e gratuito.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Getúlio Vargas