Search
Close this search box.

Coluna Franciane Fioatto Schuster: Frustração em tempos de pandemia

Picture of Diego Camargo

Diego Camargo

Diante deste cenário de isolamento social ou distanciamento, muitos sentimentos afloram nosso cotidiano, um deles tem se mostrado bastante presente, a frustração. Esse sentimento é uma resposta aquilo que a pessoa não consegue alcançar, faz a elaboração de uma expectativa e não consegue superar o obstáculo que está impedindo de concretizar os planos, com isso, surge também a tristeza, raiva, irritação, impaciência e a pessoas se sentem impotente diante da realidade.

Em decorrência da pandemia muitos planos particulares, sonhos e realizações foram adiados, o tão sonhado casamento, a viagem de férias, a gestação, o negócio, a formatura, acompanhar o nascimento de um filho ou mesmo uma despedida. As situações são distintas, os sentimentos são diferentes mas o desejo é um só, conseguir realizar o que se estabeleceu como objetivo.



A frustração se torna importante, pois possibilita que se busque novas formas de alcançar o que se deseja, porem, muitas vezes, nem sempre aquilo que queremos é essencial. O termo frustração parece algo negativo, mas faz parte da nossa vida. Quem tem desejo de alcançar algo, cedo ou tarde vai se deparar com a frustração.

Somos seres desejantes, e a elaboração de todos estes sentimentos tem a ver com nossa maturidade emocional, quando o sentimento de frustração ocorre, cada um tem de decidir se transforma em punição da vida ou, reage, transformando o sentimento de impotência no despertar para impulsionar a mudança, criando habilidades para superar o momento, este processo é necessário para o amadurecimento psíquico e para a integração de nossa personalidade, bem como, nosso equilíbrio emocional.

Nesse momento de baixa imunidade psíquica saber lidar com os momentos difíceis e adversos da vida nos fortalece, promove amadurecimento e aceitação, tudo isso faz parte dos ciclos de crescimento e aprendizagem. A vida tem seus altos e baixos, aproveite para refletir o que a frustração deste momento está te ensinando sobre seu mundo emocional.

Se você não conseguir olhar com atenção para si, trabalhar seu autoconhecimento e se tratar com o devido respeito e amor, dificilmente alguém fará isso por você. Cuide-se, respeite-se, saiba as suas limitações e se ame muito, simplesmente porque você merece.

Por Franciene Foiatto Schuster

Search
Close this search box.