Search
Close this search box.

É realizada a primeira captação de coração no Hospital Santa Terezinha em Erechim

Taiana Camargo

Taiana Camargo

Nesta segunda-feira, 18, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) testemunhou um evento histórico com a realização da primeira captação de coração no município. Este marco é especialmente significativo, uma vez que o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos.

A direção da FHSTE informou que, em meio a um momento de profunda tristeza, a família de um jovem tomou a nobre decisão de doar os órgãos do ente querido, após o diagnóstico de morte encefálica. Essa captação especial resultou na doação de rins, fígado, córneas e, notavelmente, do coração, representando a primeira vez que esse procedimento foi realizado na cidade.


Para concretizar esse importante procedimento, duas equipes da Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim na manhã de segunda-feira, realizando a captação dos órgãos e tecidos, que foram posteriormente encaminhados para Porto Alegre. O coração, em particular, será imediatamente utilizado para um transplante. A FHSTE, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), expressou sua profunda gratidão à família por esse gesto nobre. Os familiares do doador afirmaram: “Nossa família optou por essa decisão de doar, pois acreditamos que esse gesto trará algum conforto, sabendo que o coração dele e os órgãos continuarão a viver em outras pessoas”.

Informações ASCOM PME

Foto PME