A Prefeitura de Getúlio Vargas recebeu, na tarde desta quinta-feira, 16, a visita da coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (2ª Crepdec), sediada em Passo Fundo, capitã Carine Pinto Lombarde, e do tenente Oseias Silveira Dornelles, em agenda voltada ao alinhamento das ações de Defesa Civil entre Estado e Município.
Eles foram recebidos pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, pelo vice-prefeito Dinarte Farias, pela secretária municipal de Administração, Tatiane Giaretta, e pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Vagner Chimento. O encontro teve como foco o fortalecimento da cooperação técnica e administrativa nas ações de prevenção e resposta a emergências.
A reunião abordou temas essenciais como a estrutura da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o plano de contingência e a efetivação das medidas previstas para aprimorar a capacidade de resposta do município em situações de risco. Também foi discutida a liberação de recursos “fundo a fundo”, modalidade que agiliza os repasses do Estado aos municípios para execução de ações emergenciais.
Outro ponto destacado foi a recente instalação da estação meteorológica em Getúlio Vargas, equipamento que amplia a precisão das previsões climáticas e fortalece o monitoramento de eventos extremos na região. “Essa estrutura permitirá maior assertividade nas decisões e respostas diante das mudanças climáticas que vêm impactando o Estado”, salientou a capitã Carine Lombarde.
Ao final da visita, a equipe estadual reafirmou o compromisso de apoio permanente à Defesa Civil Municipal, destacando que o trabalho conjunto é fundamental para a segurança da população. “Estamos à disposição para garantir que o trabalho da Defesa Civil em Getúlio Vargas seja cada vez mais efetivo, dentro das possibilidades e dos recursos que o Estado disponibiliza”, concluiu o tenente Oseias Silveira Dornelles.
O prefeito Pedro Paulo Prezzotto ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e reiterou o compromisso do Município com o planejamento, a prevenção e a proteção da comunidade diante de eventos climáticos e emergenciais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Getúlio Vargas

















































