Search
Close this search box.

Chocolate ao leite, branco, meio amargo ou amargo?

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1522081508909{margin-left: 15px !important;}”]A páscoa está chegando e com ela vem uma semana carregada de chocolates, mas e aí você se pergunta. O que muda de um tipo de chocolate para o outro? Qual chocolate devo comer? Qual chocolate é mais saudável?

Então trago para vocês a diferença entre o chocolate ao leite, chocolate branco e chocolate amargo e com isso ficará mais fácil de saber qual é o melhor para você e qual é o mais saudável.

Chocolate ao leite: é o chocolate que tem em sua composição menos de 50% de cacau, sendo os ingredientes prioritários a manteiga, leite (em pó ou natural) e açúcar. A junção destes ingredientes garante a esse tipo de chocolate uma cor marrom clara, textura cremosa e sabor mais adocicado. Esse tipo de chocolate tem um teor mais elevado de açúcar e gordura. Como apresenta pouco cacau em sua composição ele pode influenciar na menor concentrações de nutrientes e fotoquímicos que seriam benéficos a saúde.


Chocolate branco: Ele é uma mistura de manteiga de cacau, leite e açúcar, tendo um elevado teor de gordura saturada e se tornando um chocolate calórico, para quem está querendo reduzir peso, não é muito recomendando.

Chocolate Meio amargo: Contém mais açúcar que a versão amarga, o que suaviza o sabor. Ele apresenta em torno de 40 a 55% de cacau pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate amargo: esse chocolate é composto de sementes de cacau, contendo pouca manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. Para ser considerado amargo, o chocolate deve ter pelo menos 70% de cacau em sua composição. Esse tipo de chocolate possui antioxidantes que auxiliam na liberação da serotonina (hormônio do bem-estar), contribui no controle da pressão arterial e protege o coração.

Então você já chegou a sua conclusão? Não?

Para aproveitar os benefícios do consumo de chocolates de preferência aos que contém maior teor de cacau (acima de 70% cacau) e respeite sempre a quantidade. O indicado é de até 30g ao dia.

 

*Suélen Beledelli, formada em nutrição pela Universidade Integrada Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI –Erechim) no ano de 2016, Pós-graduanda em Nutrição Clínica e estética pelo Instituto de Pesquisa Ensino e Gestão em Saúde (IPGS – Porto Alegre).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]