O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou nesta quarta-feira, 05, o alerta de calor intenso para quase todo o Rio Grande do Sul, exceto algumas cidades da Serra e do Litoral Sul. Com grau de severidade vermelho, o alerta, o mais alto na escala de risco, foi ativado às 11h e permanecerá em vigor até as 20h da próxima segunda-feira, 10.
A onda de calor que atinge o estado alcançou um marco histórico na terça-feira, 04, quando o Rio Grande do Sul registrou a maior temperatura já medida desde o início das medições regulares em 1910. A estação automática do Inmet em Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou 43,8°C por volta das 15h, superando o recorde anterior de 42,9°C registrado em Uruguaiana em 2022. Este valor marca uma temperatura inédita para o estado, após 115 anos de monitoramento climático.
Projeção de calor
O calor extremo deve continuar nesta quarta-feira, com previsão de temperaturas acima de 40°C novamente na Fronteira Oeste. De acordo com a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão sobre a costa pode gerar instabilidades no estado entre o fim da tarde e a noite. Chuvas isoladas são esperadas nas regiões do Oeste, Norte e Serra, mas o calor continuará predominando ao longo do dia.
Cuidados
O Inmet orienta que a população evite exposição ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia, e busque hidratação constante. O calor extremo pode gerar riscos à saúde, como desidratação e problemas respiratórios, além de agravar as condições de incêndios florestais.
Fonte Agora No Vale