Search
Close this search box.

Brigada Militar desencadeia as Operações Hoplitas e Pandemus

Diego Camargo

Diego Camargo

Nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2021, a Brigada Militar deu início à Operação Hoplitas. Vocacionada ao enfrentamento de delitos violentos cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da instituição com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.

Para atingir o objetivo, a Brigada Militar lançou na atividade de policiamento ostensivo recursos humanos ordinariamente utilizados em demandas administrativas. Também reforçaram a operação militares estaduais da Força Tática dos batalhões de Polícia Militar com responsabilidade territorial, das unidades de Polícia de Choque, do Batalhão de Aviação e do Batalhão de Operações Especiais.

O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados Hóplon, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo. Com essa inspiração, o Comando-Geral da Brigada Militar organiza mais uma ação em prol da sociedade gaúcha contra a criminalidade.

RESULTADOS:

No primeiro fim de semana, no 13° BPM, a Operação Hoplitas resultou nos seguintes dados:

– Nº de pessoas abordadas: 194

– Nº de veículos abordados: 128

– Nº de armas apreendidas: 0

– Drogas apreendidas (quilos/quantidade): 28 pedras de crack; 4 buchas de cocaína; 10g de maconha.

– Nº de pessoas presas: 19

– Nº de Termos Circunstanciados: 08

Nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2021, a Brigada Militar realizou a Operação Pandemus focada no combate ao descumprimento dos decretos municipais, referentes à aglomeração de pessoas e descumprimento do distanciamento social, realizou-se esta operação aumentando as atividades de policiamento ostensivo, bem como, abordagem em estabelecimentos comerciais e festas clandestinas.

No 13° BPM as ações ocorreram em todas as áreas de ação do batalhão.

No 13° BPM, a Operação Pandemus resultou nos seguintes dados:

– Nº de pessoas abordadas: 44

– Nº de veículos abordados: 15

– Nº de armas apreendidas: 0

– Nº de pessoas presas: 07

– Nº de Termos Circunstanciados: 03