Search
Close this search box.

BABM resgata filhote de jacaré em Erechim

Taiana Camargo

Taiana Camargo

Nesta segunda-feira, 04, policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizaram o resgate de um filhote de Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) na cidade de Erechim.

Os trabalhadores de uma obra de construção civil alertaram sobre a presença de um jacaré no local através de uma chamada telefônica. Com rapidez, a equipe do 3º BABM deslocou-se até o local e, empregando técnicas apropriadas para lidar com animais silvestres e  efetuou o resgate do filhote de jacaré. Posteriormente, o réptil foi encaminhado para avaliação veterinária no Hospital Veterinário da URI – Campus Erechim.

O Jacaré-de-papo-amarelo é reconhecido por sua coloração esverdeada, quase parda, ventre amarelado, focinho largo e achatado, podendo alcançar até 3 metros de comprimento. Esses jacarés são noturnos, formando grupos durante o dia para tomar sol, e se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Seu período reprodutivo ocorre entre janeiro e março, coincidindo com as grandes enchentes dos rios, e a fêmea põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Com uma longevidade de até 50 anos, os jacarés desempenham um papel ecológico crucial, exercendo controle biológico ao predar animais mais velhos e fracos. Além disso, suas fezes contribuem como fonte de alimento para peixes e outros organismos aquáticos.

Atualmente, os jacarés-de-papo-amarelo integram a lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA, resultado principalmente da degradação de seu habitat e da poluição dos rios.

 

Informações RS Agora 

Foto Divulgação