O que é nutrição? Qual a sua importância para nossa vida?

Sou a Nutricionista Suélen Beledelli, formada em nutrição pela Universidade Integrada Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI –Erechim) no ano de 2016, Pós-graduanda em Nutrição Clínica e estética pelo Instituto de Pesquisa Ensino e Gestão em Saúde (IPGS – Porto Alegre).

Toda semana você irá encontrar dicas, receitas, artigos, notícias e curiosidades para a sua alimentação.

Venha junto conosco, tire suas dúvidas, juntos estaremos melhorando seu estilo de vida, onde a sua saúde sairá ganhando.

E para começar nada melhor do que explicar sobre a Nutrição.

[prime_cq_vc_gallery images=”4609″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″ notification=””]

O que é nutrição? Qual a sua importância para nossa vida?

Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelo qual o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes. A nutrição também está relacionada com questões sociais, econômicas, culturais e psicológicas do alimento e do modo de se alimentar.

Em relação aos nutrientes, eles são classificados em carboidratos, proteína e lipídios, conhecidos também como macronutrientes e existem também os micronutrientes que são compostos pelas vitaminas e minerais. Eles estão presente nos alimentos e são fundamentais no processo de formação, conservação e crescimento de todos os tecidos do organismo, auxiliando também no bom funcionamento dos órgãos.

Para cada fase da vida necessita-se de uma demanda de nutrientes diferente. Na infância, é o período que demanda uma quantidade maior de nutrientes, pois qualquer deficiência pode afetar gravemente o desenvolvimento da criança. Ela deve ter um consumo adequado de legumes, carnes, leguminosas e frutas e evitar o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional, pois além de gerar deficiência de nutrientes importantes para o seu crescimento, pode vir a desenvolver patologias que podem afetar a qualidade de vida para a vida toda.

Já na fase da adolescência, as necessidades nutricionais são grandes e por isso a alimentação adequada e equilibrada deve ser prioridade. Nessa fase os adolescentes desejam ter um corpo mais bonito e com isso acabam não fazendo o consumo de nutrientes adequados e ocasiona sérios transtornos alimentares como a bulimia e anorexia, e consequentemente isso pode ocasionar sérios problemas de saúde.

Na fase adulta, os nutrientes devem ser ingeridos para realização da manutenção. Porém se na infância e adolescência a alimentação foi inadequada, o ideal é realizar uma reeducação alimentar para alcançar um organismo saudável.

Para os idosos a nutrição também pode auxiliar na proteção de patologias e auxiliar no tratamento de algumas patologias. Nessa fase a ingestão energética é diminuída, mas a de nutrientes é aumentada, por isso a ingestão de alimentos de alto valor nutricional é fundamental.

Como vocês podem ver a nutrição é muito importante em todas as fases da vida, lembrando que, quanto mais adequada (saudável) essa nutrição melhor.

A escolha dos alimentos hoje é o resultado do amanhã. Priorize a alimentação saudável e em caso de dúvidas sempre procure um nutricionista, ele saberá orientar o que é melhor para você.