Search
Close this search box.

Vestir a camisa da empresa?

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1515914030696{margin-left: 20px !important;}”]Semana passada estava em um cliente onde inicio um processo de consultoria. Empresa de grande porte, expandindo suas operações para outras regiões. Estávamos elaborando uma matriz de atitudes que passariam a ser cobradas da equipe comercial.

Então, em um determinado momento, o diretor geral da empresa falou:

– (Diretor) Vestir a camisa da empresa.

Parei e fiquei olhando nos olhos dele e perguntei:

– (Eu) Vestir a camisa da empresa? Como Assim?

– (Diretor)É, vestir a camisa. O vendedor tem que vestir a camisa. Acreditar na empresa, estar sempre do lado dela e defendê-la como se fosse sua. Tem que carregar a empresa no coração.

– (Eu) Entendi…

Fiz um breve silêncio, encarando-o, e me posicionei:

– (Eu) Muito bem, concordo que “vestir a camisa” é importantíssimo. Uma equipe que veste a camisa tem muito mais propriedade para defendê-la e concretizar vendas. Mas, antes de exigir que o vendedor “vista a camisa”, eu pergunto: o que a empresa vem fazendo pelo vendedor e para que ele vista a camisa? Ele encontra aqui um ambiente acolhedor, que o faz sentir parte de uma família? Ele sente que a empresa está para ele quando ele precisa? O incentiva e lhe dá ferramentas pra crescer? Ele se sente reconhecido e vê perspectivas de crescimento na empresa?

O diretor me olhava sério, imóvel, como se seus olhos perfurassem os meus. Continuei:

– (Eu) Podemos cobrar atitudes, mas o coração de cada um deve ser conquistado. Para que eles realmente “vistam a camisa”, precisamos conquistar seus corações.

O diretor continuou me olhando por alguns segundos. As outras duas pessoas que participavam da reunião (gerente de RH e gerente de Marketing) pareciam desconfortáveis e ligeiramente tensos, com aquele olhar de “concordo com ele, mas não tenho coragem de falar”.

Então o diretor balançou a cabeça e falou:

– (Diretor) É, vamos deixar esse negócio de “vestir a camisa” para um outro momento… Ainda não é hora de cobrarmos isso…

Acho que ele entendeu!

 

Autor: Diogo Francischini[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]