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Os 5 I´s para motivar sua equipe

Diego Camargo

Diego Camargo

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Algumas das coisas mais eficazes que você pode fazer para desenvolver , estimular e manter a motivação dos colaboradores não custam nada. Elas são uma decorrência das interações diárias com colaboradores no trabalho. Considere o poder dos “cinco Is”:

1°)I

Interesse pelo trabalho: Todo mundo deveria ter um alto interesse por pelo menos uma parte do trabalho que realiza. Mas como nem todos têm, o líder precisa ser capaz de propor desafios e responsabilidades. São a base da motivação.

2°)I

Informação: Mais do que nunca, os colaboradores querem saber como a empresa está se saindo nos negócios. Abra canais de comunicação para permitir que os colaboradores sejam informados, façam perguntas e compartilhem informações. Um bom conhecimento, leva a boas atitudes e hablidades


3°)I

Inclusão: Incluir colaboradores nas tomadas de decisão, sobretudo quando as decisões os afetam diretamente, é uma atitude de respeito e prática. As pessoas mais próximas do problema em geral têm uma idéia melhor sobre o que deve ser feito.

4°)I

Independência: A maioria dos colaboradores aprecia a flexibilidade para realizar os trabalhos conforme o que considera conveniente. Conceder espaço às pessoas aumenta as chances de elas executarem as tarefas como você deseja – e acrescenta iniciativa, idéias e energia ao trabalho delas.

5°)I

Intensa visibilidade: Todo mundo gosta de receber crédito quando este é merecido. Ocasiões para compartilhar os sucessos de alguns colaboradores com outros são quase inexistentes. Oferecer a seus colaboradores novas oportunidades para aprender com os outros e assim crescer, reconhecendo os que compartilhas boas práticas e casos de sucesso é altamente motivador para todos.”

Conclusão

A liderança na empresa, em qualquer área mas especialmente, nas áreas que cuidam do atendimento, das vendas, do suporte e relacionamento com clientes deve prever e assumir que são equipes e  necessitam de excelência, treinamento seguido de  reconhecimento e autonomia para se sentirem parte do sucesso do negócio.

O líder não conseguirá motivar ninguém, aliás ninguém motiva ninguém. As pessoas é que se automotivam quando se sentem ligadas a um clima excelente no trabalho e que as permita falar, opinar, construir cada tijolo deste alicerce essencial ao sucesso: motivação.

A gente nota quando estamos diante de um líder motivacional, as pessoas gostam de trabalhar com ele, as idéias fluem e as respostas aos pedidos de trabalho são mais rápidas. O líder por sua vez sua a camisa junto com sua equipe, trabalha para ela e exige que a mesma seja recíproca.

Para criar sinergia entre as pessoas e seu líder é preciso ir além, pois como vimos anteriormente, as pessoas se sentem muito mais motivadas quando recebem desafios e responsabilidades. Treinamento é o primeiro passo. Reconhecimento é essencial também e ainda é preciso ter planos de incentivo que não focam apenas dinheiro. “Na vida existem 03 tipos de pessoas, aquelas que vêem; aquelas que vêem quando lhes é mostrado e; aquelas que não vêem”. Leonardo da Vinci
Análise perfeita de um gênio sobre o comportamento humano, a atitude e a maneira como encaramos nossos desafios e criamos oportunidades.

Autor: Marcelo Ortega
Palestrante Internacional de Vendas!
Autor de diversos livros, dentre estes, o best-seller Sucesso em Vendas, ed. Saraiva
www.marceloortega.com.br

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