As redes sociais já fazem parte da vida da grande maioria das pessoas, seja para entretenimento ou para trabalho, porém, é preciso ter muito cuidado, pois as plataformas como o Facebook por exemplo, atraem golpistas, que usam das redes sociais para aplicar os mais variados golpes. Conheca alguns dos golpes mais recentes.
É muito fácil comprar itens novos e usados pela internet, no próprio Facebook, existem diversos grupos com milhares de produtos em oferta, porém, é preciso ter muita atenção, pois criminosos estão infiltrados entre os membros desses grupos, com anúncios de produtos ou até veículos com preços muito abaixo do normal, por isso, fique atento, NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS!
FACEBRIQUE: Os golpistas criam anúncios de produtos com preços abaixo do mercado em grupos do Facebook, utilizando perfis fake ou até mesmo perfis verdadeiros, após, pedem para o interessado mandar um valor para “garantir o negócio”, depois de receber o valor, a vítima é bloqueada. Quando um produto é ofertado por um preço muito baixo do normal, há uma grande chance de ser um golpe, por isso, nunca devemos realizar pagamentos antes de ver ou de receber o produto em mãos. Isso ocorre muito em grupos onde são comercializados produtos eletrônicos, como câmeras fotográficas, video-games e etç. Em alguns casos, o golpista cria um link de pagamento no Mercado Pago, com fotos e detalhes do produto, para passar credibilidade, porém, um link de pagamento é apenas a forma de pagamento e não garante a entrega do produto.
VEÍCULO COM PREÇO MUITO ABAIXO: Interessados em comprar veículos também estão na mira dos criminosos e através de um anúncio verdadeiro, os golpistas enganam as vítimas contando uma história, onde o veículo estaria entrando na troca de um imóvel ou que o veículo seria de um parente ou amigo. Nesse golpe o criminoso mantém contato com o interessado e com o proprietário do veículo à venda, repassando informações e até print das conversas, fazendo com que o comprador faça um PIX de um certo valor como sinal, para garantir o negócio e em muitos casos, o interessado viaja até outra cidade para buscar o veículo e é nesse momento que as vítimas percebem que caíram em um golpe, onde o comprador efetuou o pagamento para o golpista e o vendedor não recebeu nada.
CONTA DE FACEBOOK OU INSTAGRAM HACHEADO: Existe um outro golpe, onde os criminosos se apropriam de contas verdadeiras de usuários do Facebook ou Instagram utilizando alguns meios de roubar as senhas de acesso, fazendo com que os usuários cliquem em links com armadilhas, após isso, os estelionatários assumem o controle da conta e postam no feed ou nos stories, produtos com preços muito atrativos, dizendo ser de um amigo ou parente que esta de mudança. Por se tratar de um perfil verdadeiro, as pessoas acabam caindo no golpe, realizando pagamentos e perdendo o dinheiro. Desconfie de preços muito baixo e só efetue o pagamento mediante a entrega do produto, não dê sinais para o vendedor segurar o produto! E para não ter a conta haqueada, não clique em links que você recebe por e-mail sem saber a procedência e não baixe arquivos de sites que você não conhece.
O Whatsapp também é alvo dos criminosos, que estão infiltrados em grupos, observando e escolhendo quais serão suas vítimas.
AMEAÇA DA FACÇÃO: Esse golpe os criminosos entram em contato com as vítimas, se passando pelo ” 02 da facção” ou algo semelhante e a acusam de estar “atrazando o movimento” e de estaram entregando seus comparças para a polícia. Citam o nome da vítima, de familiares e mandam fotos retiradas das redes sociais, tudo para causar pavor e medo, afim de que a vítima concorde em mandar um valor, para reparar os “danos” causados pela prisão de membros da facçção ou apreensão de drogas. Se caso alguem te chamar no Whatsapp falando algo semelhante, ignore e faça um registro na delegacia online.
TROCA DO NÚMERO: Do nada você recebe uma mensagem no Whatsapp, de alguém dizendo ser um amigo ou familiar seu, falando que trocou de número e em seguida pede um PIX ou que você pague um boleto, dizendo se tratar de algum problema com o carro ou algo assim. É muito provável que seja um golpista tentando te passar a perna! Essse tipo de golpe é uma “atualização” de um golpe antigo, onde os criminosos pegavam o número de pessoas que tivessem algum anúncio ativo no Mercado Livre ou OLX e registravam o Whatsapp em outro celular e utilizando diversos meios para fazer com que a vítima repassase o código de verificação, como por exemplo se passando por alguém da central de atendimento da plataforma de vendas, pedindo para a vítima confirmar alguns dados do anúncio e posteriormente solicitavam o código para confirmação, mas na verdade esse código era o do Whatsapp. A partir do momento em que a vítima repassava esse código, ela perdia o acesso ao Whatsapp. Como esse golpe ficou mais difícil, os criminosos criaram essa outra forma de tentar tirar o dinheiro das vítimas.
Os golpistas também estão inovando, se passando por bancos e cooperativas de crédito.
COMPRA REALIZADA NO CARTÃO DE CRÉDITO OU PIX AGENDADO COM SUCESSO: Nesse golpe, os estelionatários entram em contato com as vítimas, muitas vezes por uma ligação, nesse momento, uma vóz automatizada informa sobre uma compra realizada no cartão de crédito, como se fosse uma central de atendimento, após é solicitado que confirme a compra ou solicite falar com um “atendente”, é ai que está o golpe! Esse atendente na verdade é um criminoso, que engana e convense a vítima de passar os dados que ele precisa para de fato realizar alguma compra no cartão de crédito ou até mesmo financiamentos no nome da vítima. Esse golpe é aplicado utilizando nome de bancos online e de cooperativas de crédito.
Fiquem atentos, a internet é um grande evolução, mas também é repleta de armadilhas.
Artigo: Diego Camargo