[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1538073760459{margin-left: 15px !important;}”]
“O turismo é a arte de vender felicidade.”
O Dia Mundial do turismo é comemorado em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade. A data (27 de setembro) foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, depois da implementação do estatuto da OMT. A prática do turismo, além de ser uma área de estudo nas Ciências Sociais, é um importante ramo na economia mundial.
De acordo com a OMT: Turismo corresponde ao “deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária.”
São diversos os tipos de turismo: rural, ecoturismo, cultural, religioso, aventura, enoturismo, de pesca, de eventos, de negócios, esportivo, pedagógico, dentre tantos outros que estão surgindo tornando a atividade cada vez mais diversificada e atraente, além de ser uma atividade crescente em todo mundo através do avanço do processo de globalização.
Em encontro ao dia Mundial de Turismo, também no dia 27/09 é comemorado o dia do Turismólogo, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade. No Brasil a profissão foi reconhecida em 2012 pela Lei Federal nº 12.591, que abrange e normatiza a categoria de profissionais da área de turismo com atuação no mercado de trabalho.
“Os turismólogos são profissionais essenciais para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. É o olhar apurado deles que transforma atrativos naturais e culturais em produtos turísticos capazes de movimentar a economia e promover o desenvolvimento das regiões”, afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o Brasil conta com 179 cursos de graduação em turismo e quase 20 mil estudantes matriculados. Isso se deve a prática do turismo responsável que é uma atribuição importante desses profissionais. O desenvolvimento do turismo de uma forma consciente, levando em consideração a inclusão e fatores sociais e culturais, muda a economia e a realidade local.
Parabéns a todos os profissionais do Turismo, aos colegas Turismólogos, que tem o brilho nos olhos, quando se trata de trabalhar e fazer do turismo um momento de felicidade e bem estar na vida de alguém.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”8529″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1538074012397{margin-left: 15px !important;}”]Andreza Soccol – Turismóloga[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]