Search
Close this search box.

Eventos Regionais, Curso Técnico em Guia de Turismo e o Turismo nas Novas Administrações Estadual e Federal

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1547851136045{margin-left: 15px !important;}”]→ EVENTOS REGIONAIS

Como já falado diversas vezes em matérias da coluna Falando Sobre Turismo, a região do Alto Uruguai Gaúcho, que engloba também a Região Turística Termas e Lagos é rica em realizar grandes eventos, e não poderia ser diferente neste ano de 2019, como segue:

  • 26/01: XXII Festa do Frango (Jantar) – BARÃO DE COTEGIPE/LINHA SÉRVIA, fone para contato: (54) 3523-1353/1344;
  • 26/01: Baile da Erva Mate, a partir das 22h no Centro de Eventos – ÁUREA, fone para contato: (54) 99108-9142;
  • 09/02: XXV Festa Nacional do Boi Recheado, a partir das 20h 30min – VIADUTOS, fone para contato: (54) 3395-1801/1267.
  • 19/02: Festa Alemã no Dourado – ARATIBA;
  • 27/04: Escolha da Rainha da 3ª Idade, a partir das 13h 30min – PAULO BENTO.

 

→ QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

O SENAC da cidade de Erechim está ofertando o Curso Técnico em Guia de Turismo, um curso na modalidade EAD e também com encontros presenciais que serão realizados no Polo.  Início previsto para: 28/01/2019 e término: 10/02/2020, duração de 13 meses totalizando 800 horas. Para se inscrever o cidadão deve ter Ensino Médio Completo.


O Guia de Turismo é o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Esse profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Apresenta e organiza roteiros de visitas e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.

Atua em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Uma ótima oportunidade de qualificação profissional

para os profissionais do Turismo e áreas afins!

 

→ TURISMO E AS NOVAS ADMINISTRAÇÕES ESTADUAL E FEDERAL

Novo programa de regionalização reforçam Instâncias de Governanças Regionais de Turismo. Iniciativa tem como objetivo atender aos novos critérios do Mapa do Turismo Brasileiro, que passam a valer este ano. O Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, acaba de lançar dois documentos voltados para a consolidação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

No final de 2018, as regras para a inclusão das regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro mudaram. A partir de agora, só serão reconhecidas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e pelo menos um prestador de serviço inscrito no Cadastur, serviço nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado turístico no Brasil.

Além dos três novos critérios, ficam mantidas exigências previstas na portaria anterior. Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios que compõem as regiões turísticas devem possuir características similares e/ou complementares e uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum. Os municípios devem ser limítrofes e/ou próximos uns aos outros e comprovar a existência de órgão ou entidade com orçamento destinado ao setor.

Obs: Marcelo Álvaro Antônio é o novo ministro do Turismo.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/

No Estado do Rio Grande do Sul também teve mudanças dentro da Secretária do Turismo, agora a pasta de Turismo está junto com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, tendo como secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur), o Deputado Estadual Dirceu Franciscon.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]