Search
Close this search box.

37 anos da Escola Francisco de Assis e quase meio século do Ginásio que se tornaria Escola Emílio Tagliari

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1522541617405{margin-left: 15px !important;}”]

Escola Estadual Emílio Tagliari

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari, localizada na Rua Luiz Antoniolli, 483, centro de Estação, foi criada em 18/11/1969, através do Decreto nº. 19.955 e Portaria de Autorização e Funcionamento nº. 14.928, de 02/06/1970, com o nome de Ginásio Estadual de Estação Getúlio Vargas. E em 1979 deu-se a mudança no nome para Escola Estadual Emílio Tagliari – 5ª a 8ª série. Através da Portaria de Alteração de Nome nº. 00269 – DOE. 11/09/2001 passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari, oferecendo ensino de 5ª a 8ª série.
O patrono da Escola foi escolhido por Assembleia, juntamente com a Diretoria de Associação de Pais e Professores, no ano de 1978. Escolheram entre vários nomes de pessoas falecidas que eram de grande influência na comunidade e confirmou-se a escolha do Patrono desta Escola “Emílio Tagliari”.

Emílio Tagliari era filho de Antônio Tagliari e de Dona Tereza Pertile Tagliari, nascido aos 23/02/1892, em Bento Gonçalves, RS. Casado com Dávida Giacomazzi teve 09 filhos. Em atividades sociais foi fundador do Clube Cruzeiro do Sul, fez parte da comissão de emancipação de Getúlio Vargas, participou da fundação do Lutador Futebol Clube e da construção e fundação da Paróquia Santa Terezinha. Em prol da educação em 1919, liderou um grupo de 20 alunos e contratou um professor, o Senhor Tenski para alfabetização, no que foi pioneiro do Mobral na região.
Em 1930, o número de alunos aumentava constantemente e, em 1932, foi criada a Escola Municipal. Entretanto, como município não possuía prédio para o seu funcionamento, o Senhor Emílio Tagliari financiou o aluguel por um longo tempo. Em 1940, presidiu a comissão que, junto com a congregação das Irmãs Franciscanas, trouxe para a Estação a Escola Primária Santa Terezinha. Colaborou ainda, na criação e instalação do Grupo Escolar Maria Nascimento.
Emílio Tagliari foi um homem que participou ativamente em vários setores da sociedade. Faleceu em Estação, aos 06 dias do mês de novembro de 1966.


Ao longo do tempo a escola contou com a gestão dos seguintes diretores: Ilvani Paludo, Odanir Luiz Dall’Agnol, Nadia Spadari, Nilza Terezinha Pinheiro Berto, Francisco Paulo Faccio, Lígia Beatriz Bonassi Giacomel, Nadia Spadari, Marilene Soccol, Marinês Paiva Muscope, Eliana Pavinatto Schmidt e atualmente conta com a gestão da professora Carina Dall’Agnol Triques.
Neste ano, 308 alunos estão divididos em 13 turmas. A equipe de funcionários conta atualmente com seis colaboradores. A Escola conta ainda com a parceria e ajuda do Conselho Escolar e do CPM que trabalham unidos nas diversas atividades realizadas durante o ano letivo, contribuindo para a melhoria dos aspectos físicos e pedagógicos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”5790″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″ notification=””][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1522542790560{margin-left: 15px !important;}”]

Primeiro prédio da Escola Estadual Emílio Tagliari – 1970

Escola Estadual Francisco de Assis

A Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis, localizada na Rua Luiz Antoniolli, 483, centro de Estação, foi fundada em 03 de abril de 1981, através da Portaria de Autorização e Funcionamento Nº. 18.462 de 01 de abril de 1981. Sua aula inaugural, proferida pelo Professor Adroaldo Lize, ocorreu no dia 10 de abril do mesmo ano.

Surgida de um anseio da comunidade de contar com Ensino Médio na localidade, na época Bairro Getúlio Vargas, foi criada para funcionar como Ensino Técnico-Auxiliar de Computação. Como não contava com nenhum computador foi transformada em Escola de Preparação para o Trabalho (PPT).

Atendendo primeiramente alunos oriundos da zona urbana, trabalhadores em sua maioria, o funcionamento da escola limitava-se ao turno da noite. Com o aumento da demanda, passou a atender também no turno da manhã, atendendo alunos da cidade e do interior, bem como dos municípios circunvizinhos. Atualmente, atendendo a legislação vigente quanto a carga horária do ensino médio, a modalidade de atendimento está estruturada nos turnos: manhã, tarde e noite.

Vários professores já estiveram à frente da direção da escola, foram eles: Ilvani Paludo, Odanir Luiz Dall’Agnol, Nadia Spadari, Nilza Terezinha Pinheiro Berto, Francisco Paulo Faccio, Lígia  Beatriz Bonassi Giacomel, Angelice Melania Barancelli Slavieiro, Elza Maria Peretti e Neuri Stieven. Atualmente, a gestão da escola que tem quatro colaboradores e 155 alunos divididos em 8 turmas, está com a professora Ivânia Comin Menegon.

De acordo com a Resolução CEED Nº. 234 de 07 de janeiro de 1998, em cumprimento a nova LDB, à escola passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis.

O Patrono da Escola é São Francisco de Assis, padroeiro da natureza. Revolucionou sua época destacando-se pelo desprendimento às coisas materiais e pelo amor aos animais. Foi escolhido como Patrono porque a Filosofia da Escola é voltada para a proteção do meio ambiente e pela forte ligação que houve, especialmente no início da escola, como o Franciscanismo através da Irmã Anna Gstrein.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”5792,5793″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″ notification=””][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1522542766095{margin-left: 15px !important;}”]Tanto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari como a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis contam também com algumas atividades extracurriculares e projetos desenvolvidos no âmbito escolar:

  • Campanha do agasalho e de alimentos;
  • Aulas de música;
  • Pedágio da APAE;
  • Projeto: Orquestra Sinfônica de Estação;
  • Projeto: Rádio Escolar;
  • Projeto: Jornal Voz Estudantil;
  • Projeto: Mundo do Trabalho e Cidadania;
  • Projeto: Solidariedade;
  • Projeto: Direitos Humanos;
  • Projeto: Momento da Leitura;
  • Projeto: Meio Ambiente na Escola.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][prime_cq_vc_gallery images=”5794,5795″ itemwidth=”240″ offset=”4″ minwidth=”240″ notification=””][/vc_column][/vc_row]