Search
Close this search box.

É possível retardar o aparecimento das rugas?

Diego Camargo

Diego Camargo

[vc_row][vc_column][vc_raw_html css=”.vc_custom_1567548758059{margin-left: 20px !important;}”]JTNDc2NyaXB0JTIwYXN5bmMlMjBzcmMlM0QlMjIlMkYlMkZwYWdlYWQyLmdvb2dsZXN5bmRpY2F0aW9uLmNvbSUyRnBhZ2VhZCUyRmpzJTJGYWRzYnlnb29nbGUuanMlMjIlM0UlM0MlMkZzY3JpcHQlM0UlMEElM0MlMjEtLSUyMGFudW5jaW8lMjBlbSUyMGJhaXhvJTIwZGElMjBtYXQlQzMlQTlyaWElMjAtLSUzRSUwQSUzQ2lucyUyMGNsYXNzJTNEJTIyYWRzYnlnb29nbGUlMjIlMEElMjAlMjAlMjAlMjAlMjBzdHlsZSUzRCUyMmRpc3BsYXklM0FibG9jayUyMiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGRhdGEtYWQtY2xpZW50JTNEJTIyY2EtcHViLTk4NDY4MjQ3MzkzMDkwMTIlMjIlMEElMjAlMjAlMjAlMjAlMjBkYXRhLWFkLXNsb3QlM0QlMjI0MTM2MTU3ODQwJTIyJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwZGF0YS1hZC1mb3JtYXQlM0QlMjJhdXRvJTIyJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwZGF0YS1mdWxsLXdpZHRoLXJlc3BvbnNpdmUlM0QlMjJ0cnVlJTIyJTNFJTNDJTJGaW5zJTNFJTBBJTNDc2NyaXB0JTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTI4YWRzYnlnb29nbGUlMjAlM0QlMjB3aW5kb3cuYWRzYnlnb29nbGUlMjAlN0MlN0MlMjAlNUIlNUQlMjkucHVzaCUyOCU3QiU3RCUyOSUzQiUwQSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRQ==[/vc_raw_html][vc_column_text]É possível retardar o aparecimento das rugas?

As rugas são consideradas verdadeiras inimigas da pele e podem surgir em praticamente qualquer idade, ainda que isso aconteça mais a partir da vida adulta.

Como resultado, todos os dias surgem novas dicas e procedimentos estéticos que prometem ser a solução que você procurava.

Então, nesse post, você vai descobrir se é possível retardar o aparecimento das rugas bem como alguns hábitos e tratamento realmente eficazes.

Vamos lá?

 

É possível retardar o aparecimento das rugas?

Em milhares de consultórios, todos os dias, surgem pessoas dispostas a quase qualquer coisa para retirar uma marquinha de envelhecimento ou evitar que elas apareçam.

Por isso, a primeira questão se refere justamente a possibilidade de retardar o aparecimento dessas marcas.

A princípio, saiba que existem diferentes tipos de rugas, desde as linhas mais finas e quase imperceptíveis, àquelas mais grossas e facilmente vistas.

De qualquer maneira, grande parte das rugas aparece devido a um ou mais fatores, dentre eles:

 

  • Ressecamento da pele;
  • Perda de elasticidade ou colágeno;
  • Exposição ao sol sem proteção;
  • Falta de cuidados diários;
  • Hábitos alimentares ou estilo de vida ruim.

 

Em outras palavras, as rugas são o resultado do avanço da idade ao mesmo tempo que podem surgir precocemente devido a forma como você vive.

Assim, é possível sim retardar o aparecimento de rugas e é logo abaixo que você vai conhecer alguns segredinhos para isso.

 

3 hábitos para retardar o aparecimento de rugas

Os hábitos para retardar o aparecimento de rugas funcionam como agentes que impedem a ação do tempo ou conseguem proteger as fibras do rosto e corpo.

 

– Proteção contra o sol

O sol é um dos agentes que fornece vitamina D, que é importante para o organismo, mas que também pode prejudicar a sua pele.

Seja devido a constante exposição ou a falta de proteção, os raios UV prejudicam a elasticidade e hidratação dos tecidos.

A dica é apostar em protetores solares, mesmo em dias nublados, evitar os picos de sol e utilizar óculos escuros com proteção UV.

Figura 2 Photo by Fred Mouniguet on Unsplash

– Mantenha-se hidratada

A hidratação é uma das principais respostas para retardar o aparecimento de rugas, já que mantém os tecidos irrigados e evita a perda de elasticidade ou a quebra das fibras.

Dessa forma, manter a pele hidrata é essencial para garantir mais firmeza e maciez, deixando o aspecto mais jovem.

Para isso, você deve investir, principalmente, em dois fatores:

 

  • Cremes hidratantes;
  • Consumo de água.

 

Os cremes servem para que a sua pele se mantenha hidratada de fora para dentro, evitando rachaduras ou secura.

Enquanto isso, o consumo de água, além de ser primordial para o corpo todo, melhora a irrigação e garante tecidos com mais nutrientes e fibras mais saudáveis.

 

– Limpeza

A limpeza da pele é algo que facilmente é deixado de lado no dia-a-dia, seja pela rotina corrida, cansaço ou mesmo por se esquecer disso.

Entretanto, não limpar a pele causa um acúmulo de toxinas que são prejudiciais e vão danificando os poros e fibras.

Essa questão é um pouco mais complicada no caso das mulheres que utilizam maquiagem durante o dia todo, mas não se refere apenas a essa camada extra.

O suor, poluição do ambiente ou mesmo passar a mão no rosto faz com que toxinas e pele morta fiquem na região.

Por isso, um dos hábitos para retardar o aparecimento de rugas se refere a manter a pele o mais limpa possível, principalmente antes de ir dormir.

A dica é limpar a pele com tônicos e outros produtos específicos, além de utilizar esfoliantes para fazer uma limpeza mais profunda, retirando os tecidos mortos e desobstruindo os poros.

Figura 3 Photo by Xevi Casanovas on Unsplash

Essa recomendação vale para todo o corpo, mas principalmente para rosto, pescoço e mãos.

Depois da limpeza, utilize um creme hidratante ou de rejuvenescimento.

Tratamentos estéticos para rugas – Quando e porque fazer

Ainda que você tenha uma rotina super saudável, incluindo alimentação balanceada, práticas físicas e hábitos que incluem manter a sua pele mais jovem, o tempo não é algo que pode ser controlado.

Do mesmo modo, o envelhecimento da pele pode acontecer em menor ou maior escala devido a uma série de fatores quase incontroláveis, como estresse, excesso de trabalho, entre outros.

Assim, surgem os tratamentos estéticos como uma alternativa rápida e eficaz.

Isso não quer dizer que todos devam deixar de lado hábitos que conseguem retardar o aparecimento de rugas.

Pelo contrário, você deve aliar hábitos e dicas, independente de seguir com algum procedimento.

Seguindo essa linha, você precisa conhecer um pouco mais sobre as possibilidades, que incluem os preenchimentos faciais, radiofrequência e toxina botulínica.

 

Toxina botulínica

A toxina botulínica, ou simplesmente botox, é um tratamento que foca na paralisação temporária de um determinado músculo, de acordo com o local de aplicação.

Com isso, as expressões do rosto ficam mais suaves, o que retarda o aparecimento de rugas ou disfarça as marcas que já existem.

Vale dizer que a toxina botulínica também é utilizada em alguns tratamentos que envolvem excesso de suor, bruxismo e neurológicos.

 

Preenchimentos faciais

Considerado como um tratamento não cirúrgico, os preenchimentos faciais têm como objetivo preencher ou fornecer uma nova estrutura para a pele.

Geralmente, os preenchimentos faciais são feitos através da retirada de gordura do próprio paciente, que é inserida em outro local.

Figura 4 Photo by Septian simon on Unsplash

Dessa maneira, os preenchimentos faciais reduzem marcas através da amenização de depressões e rugas.

 

Radiofrequência

Para finalizar, a radiofrequência é um tratamento estético que vem ganhando espaço rapidamente, já que pode ser a resposta para reduzir a flacidez, linhas de expressão e rugas.

Ao mesmo tempo, a radiofrequência consegue garantir uma pele mais hidratada, elimina toxinas e reduz/melhora a aparência de cicatrizes.

O equipamento utilizado no procedimento de radiofrequência emite ondas que conseguem passar pela primeira camada de pele, indo mais fundo e garantindo resultados duradouros.

 

Conclusão

É possível retardar o aparecimento de rugas através de hábitos diários de limpeza, hidratação e proteção.

Além disso, você pode investir em tratamentos como a radiofrequência, preenchimentos faciais e toxinas botulínicas para melhorar o aspecto da pele e garantir uma imagem mais jovial.[/vc_column_text][vc_raw_html css=”.vc_custom_1567548758059{margin-left: 20px !important;}”]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]